2 de fev de 2013

Lammas, o primeiro dos três Sabbaths da colheita na nossa roda do ano, O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.

Por ser uma festa associada a Lugh, Deus Celta do Sol, vou trazer uma reflexão: O que Lugh representa para você?

Um pouco do nascimento de Lugh:

De acordo com a mitologia irlandesa, havia uma profecia onde Balor-dos Fomorianos, seria morto pelo seu próprio neto. Temendo isso, Balor aprisionou sua única filha Ethniu em uma torre de cristal para impedir que ela tivesse contato com qualquer homem e engravidasse.

Uma druidesa chamada Birog ajuda Cian-dos Tuatha Dé Danann, a se vestir com roupas femininas e a adentrar na torre onde Ethniu estava presa. Birog colocou, com seu encanto, os guardas da torre para dormirem enquanto Cian salvava a prisioneira.

Da consumação dessa união, Ethniu deu à luz a trigêmeos que foram lançados às águas. Birog salvou um dos bebês, Lugh, das águas, garantindo assim o cumprimento da heróica missão a que ele foi predestinada: pôr fim à guerra entre os Deuses Tuatha Dé Danann e os terríveis Fomorianos na disputa pela Irlanda.

Lugh foi entregue a Manannan mac Lir, que se tornou seu pai adotivo, e Tailtiu foi quem o amamentou!

Feliz Lammas! Grainne

Um comentário:

Tarot e Paixão disse...

Força e coragem é o que ele representa por essa maravilhosa história!