19 de dez de 2011

Decisões .... Decisões ....A JUSTIÇA

A Justiça - Shadowscapes Tarot

Chega um momento em que precisamos tomar uma decisão que vai alterar significativamente nossas vidas.

Precisamos de objetividade, praticidade, lógica e sabedoria para nos ajudar a tomar o caminho certo. Tão simples quanto possa parecer, nunca é. Considerar o impacto da decisão não apenas a longo prazo, mas essencialmente para o nosso bem-estar no presente é importante.

Como esta decisão nos afeta, e os outros em nossas vidas? Vale a pena lutar (ser ativa e tentar) ou deixar como está (passivamente)? O que é bom nesta decisão se todo o resto tem de ser sacrificado ao longo do caminho? O que estamos dispostos a desistir?

Não queremos que as coisas sejam simples e claras... preto ou branco... e por que não cinza?

A decisão em si é simples de tomar: sim ou não. As consequências são claras de se enxergar. Mas conviver com estas consequências é a parte mais difícil. É por isso que será sempre difícil tomar decisões.

Agora entra o ponto que queria me referir mais claramente a carta da Justiça ou como alguns estudiosos a nomearam - O AJUSTAMENTO: Temos capacidade de julgamento? Seremos capazes de adaptar-nos às necessidades?
Como é que vamos decidir? O que vamos ganhar com isso? O objetivo final vale todas as consequências? É preciso avaliação...
Será que essas consequências nos ajudarão na jornada da vida e nos tornarão pessoas melhores? Às vezes, continuamos a ser teimosos e fazemos mal a nós mesmos e aos outros com as decisões que tomamos.

Penso que pode haver três maneiras de olhar para a tomada de uma decisão. Uma delas é focar-se no objetivo final. A outra é a experiência desta caminhada ao objetivo. Por último e, creio ser o mais acertado: se a jornada e o objetivo final são de igual importância.

Se deixarmos as nossas emoções de lado, usando apenas de lógica, então, decidir é sempre bastante simples. Mas, somos humanos! Nossas experiências e emoções nos molda ou nos mutila!

O que nós esperamos é que tenhamos tomado a melhor decisão no momento em que fazemos isso!

Grainne


Um comentário:

Trechosetextos disse...

Seguindo também, obrigada e sucesso no blog :)