13 de abr. de 2011

A Mutilação da Infância

Hoje estava pensando sobre algumas coisas que muitas vezes são alimentadas por nós mesmos, sem que saibamos as reais consequências que isso pode vir a causar....Hoje pelo que vejo em meu ambiente de trabalho, a 'erotização precoce' atinge um número crescente de crianças.

Pensando no sentido real da infância: fase em que queremos proteger, ensinar, em que a criança está aberta a conhecimentos vindos de fora, etc, vejo isso sendo confundido com liberdade, com uma criação mais aberta devido ao suposto nível de evolução do mundo atual...

Infelizmente a infância, é roubada pelos próprios pais que, inconscientemente, incentivam certas práticas, estimulam a imitar a sexualidade adulta e não impõem certos limites na educação das crianças, mostrando-se 'pseudo-liberais'. Vemos hoje que crianças vem perdendo a noção de sua própria identidade pois não tem condições reais para viver a sensualização precoce (que de acordo com estudos, provoca aumento de ansiedade, iniciação precoce à vida sexual, estimulo à violência sexual infantil, a pedofilia e, nas classes baixas, a prostituição infantil! Sim! Sem exageros...). Há sim um limite entre brincadeira e adultização: uma coisa é brincar de usar as maquiagens, o salto da mãe e copiar o comportamento feminino....outra coisa é isso passar a fazer parte de um dia a dia e construir-se uma noção de mulher banal, futil e escrava da moda, da beleza física imposta, etc.

Esta ideia de erotização começa com a foma de vestirmos nossas crianças como adultas, em permitir programas televisivos em que cenas de sexo são banalizadas, propagandas que incitam e estimulam a criança a participar da vida adulta antes da hora...existe até sutiã com bojo para meninas de 6 anos!!! Por que pular fases? A sexualidade vai aparecer sim no momento desta pessoa....não quando o mercado impoe isso, não no momento dos pais, da sociedade....

O mundo adulto está encurtando mais e mais a infância e assim impedindo que isso ocorra em seu tempo adequado o que desrespeita o processo de desenvolvimento natural

A faixa etária dos 5 aos 12 anos (fase de latência) é operíodo em que as questões relativas à sexualidade ficam submersas, para que a criança possa desenvolver os seus ideais estéticos, o raciocínio matemático e se afalbetize com contato maior ao mundo letrado. O estímulo à sexualização nesta idade poderá trazer prejuízo imediato ao aprendizado da criança, especialmente ao processo de alfabetização.
Este excesso de excitação vem a diminuir o interesse e a capacidade infantil para pensar, para se sentir capaz, para se desenvolver gradativamente e para ter noções de sua identidade, uma vez que a criança ainda não tem instrumento psíquico para lidar com o olhar adulto, não compreendendo muitas vezes como isto é de fato visto ou vendido pela sociedade e não imagina a consequência de seus atos.

Bem fica aí meu recado em favor de nossas crianças de hoje e de um futuro mais digno!

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que se for de uma maneira correta, deve-se aprender sobre o assunto cedo sim;

Unknown disse...

Realmente esta mania de "pular" a infância é algo que vemos cada dia mais... E, mesmo que seja inconsciente - como bem disse -, esta culpa recai em todos nós, inclusive os pais... Cada fase deve ser vivida ao seu tempo... só assim o resultado final será sadio.

Belo post!

;D

Rubi disse...

Infelizmente isso está cada vez mais frequente entre as "crianças" de hoje em dia. São pouquíssimas, as que realmente vivem cada etapa de suas vidas como realmente deve ser.

Júnior disse...

CONCORDO TOTALMENTE COM VC E VIVO UMA SITUAÇÃO DESSA NA MINHA FAMÍLIA: A MINHA PRIMA TEM DUAS FILHAS 3 E 8 ANOS MAS ELA VESTE AS MENINAS COM ROUPAS DE MODELO ADULTO SÓ Q EM "MINIATURA" É A COISA MAIS RIDICULA Q VEJO,CRIANÇA TEM Q USAR ROUPA DE CRIANÇA. E FICO CHEIO DE RAIVA VENDO ESSAS COISAS MAS NÃO POSSO INTERFIRIR NA VIDA ALHEIA.

VISATA MEU BLOG!


http://cenaplanosequencia.blogspot.com/2011/02/olhos-ardentes.html

http://cenaplanosequencia.blogspot.com/2010/09/o-moco.html

Ana Claudia disse...

Concordo!

Acho que as crianças de hoje, estão crescidas, não são mais as crianças do meu tempo... meninas usando maquiagem com 3, 4 anos... fazendo mechas, pintando o cabelo, usando salto alto... isso no meu tempo não existia (e tenho 26 anos, não sou tão velha assim rsrsrs)

Na escola, ficam falando de namoradinhos, estão perdendo a virgindade cada vez mais cedo... logo, não existirá mais infancia, a criança já vai nascer adolescente... isso é triste, pois a fase das crianças é uma fase muito boa

Adorei as palavras... to te seguindo... até mais!!!



http://dedeaninha.blogspot.com/

Barbara Nonato disse...

Adorei tua descrição de perfil!!!

Em relação ao artigo, é uma triste verdade. Hoje em dia muito pouco é feito para privar a infância e manter nas crianças a essência infantil. Isso acaba gerando adultos deturpados, de mentalidade instável.

Até a volta!

Author Dois disse...

Proteger as crianças é proteger nosso futuro.

Seguindo....

http://villacosmetica.blogspot.com

Ana Claudia disse...

Tem mais um!!! rsrsr