20 de abr. de 2011

O Sagrado Chocolate


Theobroma é o nome dado pelos gregos ao chocolate. Já o nome científico dele, Theobroma cacao, foi dado por um botânico sueco - Linneu - em 1753.

Mas foi com os Maias e os Aztecas que essa história toda começou, afinal eles foram os primeiros a consumir o cacau. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Era chamado de "alimento dos deuses" e era consumido apenas em forma de bebida.

Acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas à elite, governantes de alto escalão, etc.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado por outros povos um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os Aztecas chegaram a usá-lo como moeda, devido ao seu alto valor.

Hoje, médicos admitem que, com moderação, o chocolate pode ser usado à favor da saúde! Já em excesso, inclusive os diets, podem levar à obesidade. Um dos grandes mitos a respeito do chocolate é o de que ele provoca ou acelera o processo de formação da acne...balela isso está fora de acordo com especialistas. Vem sendo considerado um aliado do coração por conter um tipo de flavóide (a catequina) que tem a capacidade de combater os famosos radicais livres, responsáveis pela oxidação do colesterol que, por sua vez, gera os temidos problemas cardiovasculares....

Os astecas acreditavam que o cacau foi um presente enviado por Quetzalcoatl(pronuncia-se KETZ-AL-CÔ-TOL), o Deus máximo da civilização asteca.

Erigiam a este Deus templos circulares para que o vento não encontrasse nenhum obstáculo, pois Quetzacoátl era deus do Vento, representado por uma máscara com dois canos.
Era também o inventor do calendário, da metalurgia, criador da vida, protetor das artes e um herói que defendia a paz e o saber. Foi ele quem ensinou aos Toltecas o engaste de pedras preciosas, o derretimento da prata, a medição dos ciclos do Sol e da Lua, o uso da pedra para edificar e a prática de habilidades como a de pintar sinais e figuras em livros.
Quetzalcoatl é também a representação do planeta Vénus ou a Estrela da Tarde. Quando estava sob esta forma, na conjunção inferior do Sol e de Vênus, causava inúmeros infortúnios e morte a quem tocava com os raios...

Deus Quetzalcoatl



6 comentários:

Mari Fagundes disse...

Interessante! Concordo com os astecas, o chocolate deve ter sido mandando por Deus. Você falou em chocolate, me deu vontade de comer, rs.

Sucesso!

Se der passa lá:
http://odiariodemariana.blogspot.com

Ravi Barros disse...

Aqui onde moro (sudoeste da Bahia) o cacau foi durante muito tempo a principal fonte de renda de muitas pessoas, Ipiaú ficou conhecida como cidade modelo e império do cacau... Não tem como dizer que nossa história não tem muuuito a ver com o chocolate, somos chocólatras assumidos, conformados e felizes. rsrs...

Rodolfo Guerreiro disse...

O chocolate é um alimento mágico, o amor em forma de alimento...

http://rodolfoguerreiro.blogspot.com

priscila simões disse...

nossa, mt show a historia ! :)
feliz páscoa !


bj, e venha sentir algo novoo.

Ziza Miranda disse...

muito legal seu blog,estou seguindo.segue de volta;?
http://contoai.blogspot.com/

Adriana Santtos disse...

Ôpa falou em chocolate tudo fica mais interessante rs, O texto está ótimo, nada melhor que saber dessas coisas, em tempos de páscoa..adorei!!SEGUINDO JÁ XD



retribui comenta e segue http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/