10 de mai. de 2013

Segunda Vermelha - 2013

Ainda que eu apareça por aqui de tempos em tempos devido ao corre corre da vida, venho com notícias boas hoje: o sucesso da Segunda Vermelha!

Essa campanha realizada ao redor do mundo vem chamando a mulher contemporânea a dar voz ao seu mundo interno, redescobrindo-se como sagrada, como transformadora e dona de sua própria vida e ciclos começando por onde ela vive e se estendendo ao mundo que a cerca!

Essa campanha foi iniciada no ano de 2000 onde Genebra Kachaman e Molly Strange, iniciaram uma manifestação artística para que as mulheres ritualizassem suas menstruações. O ideal delas era trazer ao assunto 'menstruação' um clima de diversão, de mostrar às mulheres que elas tem que assumir suas responsabilidades quanto ao seu corpo, sua saúde reprodutiva e também mostrar que em seus relacionamentos uma conversa aberta, clara e honesta deve existir sobre tal assunto.

Essa campanha dá abertura a uma gama de assuntos e dá vazão para a importância dessa nova mulher que vem surgindo e ganhando o seu espaço nos dias de hoje.

Nosso grupo realizou essa campanha dando ênfase e discussão a respeito da menstruação, do corpo feminino, alguns mitos, a valorização da mulher nas sociedades antigas, etc. A ideia da campanha em si não se foca apenas nas mulheres e então nosso grupo resolveu inserir o homem nesse contexto também, afinal, eles precisam perceber essa nova mulher como ativa, conquistadora e valorizar, respeitar essa diversidade através de oportunidades como essa.

Gostaria de agradecer a todos que participaram ativamente desse movimento e que os valores incutidos nesse dia possam ecoar em outros dias do ano engrandecendo o nosso 'ser mulher'.

Grainne

Um comentário:

Green Womyn disse...

Grainne, lindas fotos e obrigada a você também por fazer parte dessa energia e dessa mobilização.

Aliás, achei LINDO ver homens na celebração de vocês.

Vou mandar esta foto para a DeAnna, que foi a pessoa que me apresentou ao Menstrual Monday!

Beijo grande e sigamos conectadas!